top of page

Brian Wilson, líder dos Beach Boys, morre aos 82 anos

  • Foto do escritor: Maycon Pereira
    Maycon Pereira
  • 16 de jun.
  • 2 min de leitura

Brian Wilson, ícone fundador dos Beach Boys, morre aos 82 anos

ree

Créditos : Internet



Morre Brian Wilson, gênio criativo dos Beach Boys e lenda da música mundial

O mundo da música perdeu nesta semana uma de suas mentes mais brilhantes e influentes: Brian Wilson, fundador, vocalista e cérebro por trás do som revolucionário dos Beach Boys, faleceu aos [idade] anos. A informação foi confirmada por sua família e representantes em comunicado oficial. A causa da morte ainda não foi divulgada.



Compositor, produtor, multi-instrumentista e pioneiro do estúdio como instrumento, Wilson foi o arquiteto de álbuns que moldaram a história da música pop e psicodélica, como Pet Sounds (1966), considerado por muitos músicos e críticos como um dos maiores discos de todos os tempos.

“Ele era mais do que um gênio musical — era uma alma sensível, intensa e visionária, que traduziu emoções complexas em harmonias imortais”, diz o comunicado divulgado pela equipe de Wilson.



Ao lado dos Beach Boys, Wilson deu voz à juventude americana dos anos 1960 com sucessos como Good Vibrations, God Only Knows, Wouldn’t It Be Nice e Don’t Worry Baby. Mas sua verdadeira contribuição foi empurrar os limites do que a música popular poderia ser. Ele explorou arranjos sinfônicos, gravações em múltiplas camadas e estruturas harmônicas ousadas, criando um legado que influenciou nomes como Paul McCartney, Radiohead, Tame Impala e tantos outros.



Apesar de ter enfrentado sérios desafios com saúde mental ao longo da vida, Brian Wilson permaneceu ativo nas últimas décadas, lançando discos solo aclamados e realizando turnês onde revisitava suas obras-primas com reverência e emoção.



Diversos artistas, músicos e fãs prestaram homenagem a Wilson nas redes sociais:


“Brian Wilson era um dos poucos gênios verdadeiros que a música já conheceu. Seu trabalho nos ensinou a sonhar mais alto e ouvir mais profundamente.” — escreveu Paul McCartney, em nota publicada em seu perfil oficial.
“Perdemos um farol de criatividade e vulnerabilidade.” — disse o músico Kevin Parker (Tame Impala).

Um legado eterno


Brian Wilson deixa um impacto profundo que vai muito além de sua discografia. Ele provou que o pop pode ser arte, que a melodia pode ser transcendental, e que mesmo em meio à dor pessoal é possível criar beleza eterna.

A música nunca mais será a mesma, mas ela será para sempre melhor porque Brian Wilson existiu.



Para ouvir e homenagear: 🎧 Pet Sounds (1966)🎧 Smile Sessions (2011)🎧 Brian Wilson Presents Smile (2004)🎧 That Lucky Old Sun (2008)

Comentários


Sem Título-4.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok

 Canal Gig 2025 Todos os direitos reservados

bottom of page